Alfa Romeo FNM JK 2150 – Homenagem a Juscelino Kubitschek


Alfa Romeo FNM JK 2150 um clássico do anos 60! – Homenagem a Juscelino Kubitschek – O Alfa Romeu FNM Jk 2150, é um carro que nos anos 60, participou de várias corridas da época, conquistando inúmeros troféus importantes.

O carro era conduzido por um entusiasta que trabalhava em oficinas convencionais em sua cidade, que abordo do JK 2150, dizia não simplesmente dirigir, mas sim pilotar.

Assim como para este piloto o modelo significa uma mudança de vida, para a FNM também. “O interesse da fábrica era não só expandir o mercado automobilístico seguindo a cartilha de Juscelino Kubitscheck, que deu origem ao nome do modelo, mas também valorizar o produto nacional”, comenta um estudioso colaborador do Portal Antigo Motors.

Fotos do Alfa Romeo FNM JK 2150

Alfa Romeo FNM JK 2150 - Homenagem a Juscelino Kubitschek

Mas as vendas não foram boas, e o FNM entrou em declive, até que a sócia italiana comprou parte do controle acionário e reorganizou a empresa.

Investiu no modelo FNM JK 2150, mistura do primeiro JK com a frente TIMB (Turismo Internacional Modelo Brasil) e uma mecânica atualizada. Sucesso. O modelo das fotos segue este paralelo, comprado em sociedade em 1988, foi idealizado para competições de imediato.

Alfa Romeo FNM JK 2150 - Homenagem a Juscelino Kubitschek

Não se conhece o histórico do carro até então, apenas o que veio depois. Assim como para a FNM, o que veio antes pouco impressionou em termos de resultados. No comando do carro de número 88, os pilotos que já tinham experiências anteriores de corrida, transformaram rápido o modelo forte em um vencedor.

“Tem tanto troféu de primeiro lugar que me perco”, diz próximo a estante onde estão expostos. A estratégia da FNM consistia numa mecânica agressiva, aumentando o diâmetro dos cilindros e a taxa de compressão. “Essas mudanças melhoraram a potência e o torque, refletindo nas arrancadas”, comenta o especialista do Portal Antigo Motors.

Alfa Romeo FNM JK 2150 - Homenagem a Juscelino Kubitschek

Para conquistar a confiança dos consumidores, investiram na rede de concessionárias e oficinas autorizadas. Com o JK branco, este alfista também levou sua marca a outros lugares. Participou de diversas provas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.  A FNM fabricou o carro até 1973.

Veja mais sobre o Alfa Romeo FNM JK 2150 em www.webmotors.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...