Brasil e México vão rever acordo comercial


Brasil e México vão rever acordo comercial, confira! Os governos do Brasil e do México vão rediscutir alguns pontos do acordo comercial que beneficia a indústria automotiva.

O impasse foi o assunto de uma conversa promovida pelo governo mexicano entre o presidente daquele país, Felipe Calderón, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff. O diálogo também contou com as presenças dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, e das Relações Exteriores, Antônio Patriota.

As autoridades brasileiras cogitam acabar com o acordo, já que o Brasil vem registrando resultados negativos (no ano passado, o déficit foi de 1,6 bilhão de dólares), situação completamente oposta à do México. No entanto, o pessimismo anterior foi substituído por um clima mais otimista depois da conversa com Calderón, segundo informações da Agência Brasil.

“Levantamos a possibilidade de usar a cláusula de saída (do acordo) caso não se chegasse a um bom termo, mas estamos certos de que vai haver. Há enorme interesse do México em manter o acordo”, avaliou Pimentel.

As negociações para a manutenção do acordo serão conduzidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e pelo Ministério das Relações Exteriores dos dois países. As conversas devem ser iniciadas na semana que vem, quando representantes mexicanos desembarcarão no Brasil. Especula-se que os países cheguem a um consenso até o fim de fevereiro.

O acordo entre Brasil e México foi firmado em 2002 e permite importações de automóveis e peças de veículos diretamente do México com redução de impostos, válida apenas para automóveis de passeio. Uma das hipóteses mais prováveis é que o Brasil deve sugerir a inclusão de categorias como caminhões, ônibus e utilitários. Desta forma, a situação da balança comercial brasileira poderia melhorar diante dos resultados apresentados pelo México. Hoje, várias montadoras importam automóveis produzidos em solo mexicano, como Volkswagen, Chevrolet, Fiat e Nissan.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...