Fiat estuda parceria com Suzuki ou Mazda



Fiat estuda parceria com Suzuki ou Mazda. A Fiat está procurando novos parceiros no mercado asiático. A montadora resolveu olhar para o continente após a aliança entre GM e PSA/Peugeot-Citroën ter diminuído o número de candidatos da Europa a uma possível parceria. O CEO da Fiat, Sergio Marchionne, afirmou que uma união com Suzuki ou Mazda faria bastante sentido.

“Estas duas empresas seriam ideais para complementar as atividades da Fiat. Nós mantemos conversas frequentes com a Mazda, com a Suzuki e com várias outras marcas”, afirmou o executivo.

Atualmente, a Fiat fornece motores para a Suzuki e o Fiat Sedici é fabricado na fábrica da Suzuki, localizada na Hungria. Enquanto a Suzuki não quis se pronunciar sobre o assunto, um porta-voz da Mazda afirmou que a empresa não tem planos de fechar um acordo neste momento, mas disse que costuma encorajar a formação de parcerias.

Marchionne já havia declarado que busca um terceiro parceiro após a união com o Grupo Chrysler, como forma de reduzir os custos de desenvolvimento e incrementar as vendas do conglomerado, principalmente nos países que apresentam crescimento. Hoje, Fiat e Chrysler vendem apenas metade da quantidade de veículos que Marchionne julga necessário para garantir a sobrevivência da aliança a longo prazo.

Um acordo no mercado asiático poderia ser benéfico para a Fiat, já que é justamente nesta região que a marca italiana tem o pior desempenho mundial. Embora a Ásia responda por 44% das vendas de automóveis no mundo, apenas 3% dos lucros do Grupo Fiat vêm do continente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...