Volkswagen Taigun – futuro jipinho da Volkswagen no Brasil


Novo Jipinho Volkswagen Taigun. Apresentado recentemente no Salão do Automóvel de São Paulo 2012, o conceito Taigun da Volkswagen, foi uma das atrações da marca no evento.

Fotos Volkswagen Taigun – SUV Compacto Volkswagen

Volkswagen Taigun - futuro jipinho da Volkswagen no Brasil

O Volkswagen Taigun mostrado no evento, possuía visual de um SUV compacto, que utilizava a mesma plataforma do compacto Up! europeu. Segundo Egon Feitcher, vice presidente de desenvolvimento de produto da VW do Brasil, assim como o Ford EcoSport, o VW Taigun será lançado primeiro no Brasil para depois ganhar o mundo, e complementa dizendo: “Nós faremos um futuro carro no Brasil sobre a plataforma Small Car Family, e o Taigun é feito sobre essa plataforma. Então você decide por você mesmo”, brincou Feitcher com o jornalista britânico.

Volkswagen Taigun - futuro jipinho da Volkswagen no Brasil

O VW Taigun marcará uma nova era de motores que serão lançados no Brasil, os novos motores 1.0 de três cilindros da família EA211, que já equipam o Up! na Europa. As unidades serão fabricadas em São Carlos (SP), onde a VW está investindo na ampliação das instalações para receber a produção do pequeno propulsor. O Up! estreará com a versão mais simples, 1.0 aspirada, que no mercado europeu rende 75 cv – por aqui poderá ser um pouco mais por conta do sistema flex para rodar com etanol.

Volkswagen Taigun - futuro jipinho da Volkswagen no Brasil

Para o motor do Taigun, será exigido um pouco mais de potência, o modelo contará com propulsor 1.0 TSI, da mesma família, mas com injeção direta e turbo – como o que vai equipar a versão esportiva GT do Up! europeu. Gera 110 cv de potência e 17,9 kgfm de torque logo a 1.500 rpm, o que parece suficiente para proporcionar bom desempenho ao SUV de apenas 985 kg. A VW promete aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 s, velocidade máxima de 186 km/h e consumo superior a 20 km/l! Para casar com esse motor, o câmbio é manual de seis marchas. Tração 4×4? Esqueça. Segundo Hackenberg, isso é tecnicamente possível, mas o Taigun foi desenvolvido para rodar na cidade. Portanto, ele terá somente tração dianteira.

 Volkswagen Taigun - futuro jipinho da Volkswagen no Brasil

Não será bem um futuro concorrente do Ford EcoSport, afinal, o Taigun é bem menor que o Eco: 3,86 m de comprimento por 1,73 m de largura e 1,57 m de altura, com distância entreeixos de 2,47 m. O Ford mede 4,24 m de comprimento por 1,76 m de largura e 1,62 m de altura, com entre eixos de 2,52 m.

Em matéria de espaço, o Taigun chega ser menor que o Gol, mas o espaço interno nos pareceu bem aproveitado. No Salão foi possível conferir que mesmo os passageiros do banco de trás têm boa acomodação. Já o porta-malas oferece capacidade na média de um hatch compacto (280 litros), com a vantagem de um recurso interessante: a tampa abre em duas, com a parte inferior baixando como a tampa de uma caçamba de picape.

Volkswagen Taigun - futuro jipinho da Volkswagen no Brasil

Por dentro, tudo lembra  ao Up!: os bancos com o apoio de cabeça integrado ao encosto, o quadro de instrumentos tipo capelinha (com conta-giros minúsculo), o painel… O que nos parece “viagem” da versão conceitual, apesar de muito bacana, é o visor de temperatura do ar digital em cada saída de ar – item que certamente encareceria demais a versão final. E custar barato é premissa do Up! e seus derivados. Pelo porte inferior ao do Eco, o Taigun deve chegar abaixo dos R$ 50 mil, em valores atuais.

Volkswagen Taigun - futuro jipinho da Volkswagen no Brasil

Segundo o chefe de desenvolvimento de produto da VW, Ulrich Hackenberg, o novo SUV Taigun ainda deverá demorar de 2 a 2 anos e meio para seu lançamento no Brasil. O modelo dividirá a linha de montagem com o Up! nacional (que chega em 2014), na planta da marca em Taubaté (SP).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...